Um sonho se torna realidade, antecipadamente

Sonhei um dia em escrever meu próprio livro. Sonhei isso para quando estivesse beirando meus 40 anos mas em um belo dia de 2014 (com 27 anos) vi a possibilidade deste sonho se tornar realidade. Melhor ainda ela veio de encontro a mim.

Era mês de Abril, eu estava preparando um material para realizar uma oficina/palestra em um evento de Software Livre em Curitiba e utilizando muitos dos exemplos e conceitos que tinha obtido principalmente com a leitura do livro Test-Driven Development do Maurício Aniche e em um curso da Caelum tempos atrás. Meu material já estava até que bem grandinho, uma apostila bem explicadinha que você pode verificar aqui. Queria muito mencionar o curso da Caelum e o livro, ambos do Maurício e nada mais justo do que pedir autorização ao mesmo. Assim o fiz e fui atendido prontamente. Enviei meu material já pronto à época para que o Maurício pudesse analisar a qualidade do mesmo e aceitaria um não como resposta caso ele acreditasse não estar bom o suficiente. Pois bem, ele me autorizou a utilizar seu livro, curso e todo o conteudo de seu blog (e olha que é bastante coisa sobre o tema TDD). Menos de uma semana depois veio a surpresa, um convite a realizar a versão em PHP do livro. Confesso que fiquei com muito medo de aceitar pois seria um desafio para mim manter um material com a qualidade que ele preparou durante anos de experiência profissional, pessoal e acadêmica, e ao mesmo tempo por não ser alguém conhecido no cenário nacional e muito menos referência na área.

Pois bem, desde o início sabia que o desafio seria imenso, afinal de contas eu participando de algo que devia ter um alto padrão de qualidade como são os livros da Casa do Código, afinal de contas estamos falando de programadores para programadores e com toda certeza tem programadores com muita mais bagagem profissional que eu que acabará lendo o livro mesmo que em partes. Isso com toda certeza fez minha cabeça pirar e eu ficar por muito tempo com um friozinho na barriga.

Assim que topei o desafio já fui adicionado ao time da Casa do Código o que me deixou com mais frio na barriga ainda em ver que no time já estavam presentes alguns nomes conhecidos no cenário nacional e inclusive um conhecidíssimo no mundo PHP, basta falar seu username no github para vocês terem noção do medo que senti na hora: alganet. Confesso que quando vi o mesmo no time da Casa do Código pensei em desistir, pois eles já tinham um cara muito acima do meu conhecimento no time… pensei, pensei, pensei muito, mas muito mesmo, e decidi continuar, afinal de contas sabia que eu podia fazer um bom trabalho também.

Foram 9 meses de trabalho, tá, foi demorado mas é que teve mês que eu mexia uma ou outra coisinha só no livro afinal de contas não foi me dado prazo para finalização. A ordem foi “faça no seu tempo, sem pressa”. Talvez eu tenha abusado um pouco desta liberdade e por isso a adaptação do livro feito em Java para PHP levou tanto tempo para ser concluída. Mas enfim, o que importa é que foi minha primeira experiência com a equipe da Casa do Código e fui muito bem tratado por todos.

Bem, quanto ao livro, apenas adiciono seu link aqui, sua apresentação na Casa do Código já está muito bem feita, veja os detalhes por lá 😉

Test-Driven Development – Teste e Design no Mundo Real com PHPTest-Driven DevelopmentUm conselho: compre o pacote completo! O pacote completo é o e-book + o livro impresso. As vantagens? Bem o e-book é atualizado (em caso de erratas) já o livro impresso, bem, é um livro impresso, vai ficar lindo em sua estante!

Menu